top of page

FEIRAS DE CIÊNCIAS: UM RECURSO INCLUSIVO

Adriana Oliveira Bernardes

ISBN: 978-65-5889-235-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558892359

Presentation

Comecei a ensinar Física em 1995, ou seja, há 25 anos. Daquele primeiro ano a este, fiz o possível para tornar seu ensino mais inclusivo na escola.
Trabalhei com vários recursos: jogos, aplicativos, maquetes, experimentos e entre todos, o que se mostrava com mais chances de propiciar a participação de todos os alunos eram as feiras de ciências. As mesmas eram sem dúvidas inclusivas, nestes 25 anos participaram dela: alunos surdos, com deficiência intelectual, TDAH e alunos que normalmente não gostava de participar de atividades nas quais tinham que falar.
Iniciei meu trabalho com feiras de ciências em 1999 e de lá pra cá vão quase vinte anos. Muitas foram as mostras, preferencialmente assim prefiro chama-las, que organizei depois desta primeira e o motivo era simples, a mim pareciam ser muito inclusivas, ou seja, propiciava a participação de todos os alunos, o que é muito importante para nós professores e devemos por isso considerar as possibilidades de trabalhar com elas no universo escolar.
Neste livro, escrevo não só sobre a importância de tais recursos, como também relato algumas delas que organizei nestes 20 anos, oferecendo ao leitor a chance de analisar o trabalho realizado.
Este livro então abordará algumas feiras organizadas para o ensino de Física, meu trabalho mais efetivo com as feiras, que é com as de Astronomia, ficará para um próximo livro.
Adriana Oliveira Bernardes
Dezembro de 2021.

Publication date:

21 de fevereiro de 2022 15:33:41

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page