top of page
Original.png

DESIGUALDADES INTERSECCIONAIS: Desafios do Estado Social no Século XXI

Ebook Acadêmico
Bianka Zloccowick Borner de Oliveira

ISBN: 978-65-5889-480-3

DOI: 10.46898/rfb.

517961d1-e939-46c4-9ca7-eb6d43f7f523

Presentation

O presente livro se propõe a analisar as questões afetas aos desafios da aplicação do princípio da igualdade frente a uma sociedade pluricultural e multirracial do século XXI.
O estudo engloba as multifacetadas versões da igualdade, para chegar ao seu sentido material, no qual ela se articula com a justiça, a liberdade, a dignidade da pessoa humana e a socialidade.
Após analisar os aspectos da igualdade, o trabalho adentra na análise das desigualdades sociais em suas variadas expressões, focando na análise de classe, raça e gênero. Assim, numa perspectiva multidisciplinar, o estudo conjuga conceitos de sociologia com aspectos jurídico-filosóficos que envolvem a concepção de justiça.
Neste sentido, as desigualdades serão abordadas a partir da ótica da interseccionalidade das categorias sociais, demonstrando os cruzamentos e as interdependências entre elas.
Além disso, o trabalho faz um exame jurídico-constitucional do papel do Estado Social no enfrentamento das desigualdades sociais. Dessa forma, o estudo parte da concepção originária do Estado Social, arquitetada no século XX, para analisar as dificuldades que esse sistema constitucional enfrenta das mudanças tecnológicas, econômicas e política do mundo globalizado do século XXI.
Ao final, serão abordadas as diferentes faces que um novo Estado Social deve assumir para o efetivo cumprimento da igualdade material e da justiça social no contexto atual.

14 de fevereiro de 2023 22:04:49

Data de submissão:

15 de abril de 2023 23:02:39

Data de publicação:

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page