top of page
Original.png

PERFIL TECNOLÓGICO DE GRÃOS COMERCIALIZADOS NO SUDESTE DO PARÁ

Priscilla Andrade Silva
Fábio Israel Martins Carvalho
Vicente Filho Alves Silva
Wilton Pires da Cruz
Job Teixeira de Oliveira

ISBN: 978-65-5889-460-5

DOI: 10.46898/rfb.

007a5477-7197-4539-9141-44b32ed6a95c

Presentation

A qualidade de grãos é decisiva na determinação do valor agregado em sua produção. Quanto melhor a qualidade, maior será sua lucratividade. Após a colheita, a qualidade está exposta a diversos fatores, sendo sua manutenção um desafio para o setor. Para garantir a qualidade de seus grãos após o ponto de maturidade fisiológica, alguns cuidados são fundamentais. Como por exemplo a realização das análises tecnológicas, com base nas portarias e legislações vigentes para cada tipo de grão.
O controle de qualidade ajuda a identificar quais grãos estão apropriados para comercialização e consumo. Sendo assim, vários fatores devem ser levados em consideração como teor de umidade, massa específica, presença de insetos e fungos, entre outros. Para garantir a conservação adequada, é importante investir no armazenamento correto do produto a fim de prevenir a formação de grãos mofados, fermentados, germinados e queimados.
Diante o exposto, os discentes e docentes da Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará realizaram a caracterização tecnológica dos grãos de arroz, feijão e milho de pipoca comercializados na região Sudeste do Pará, afim de verificar a qualidade dos referidos produtos dispostos para comercialização.

7 de março de 2023 16:28:34

Data de submissão:

Data de atualização:

15 de abril de 2023 23:02:39

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page