top of page

PEDAGOGIA: EMPREGABILIDADE, PERPECTIVAS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Francisco Ivo Gomes de Lavor
Josefa Anacelma Bento Nunes
Helmo Robério Ferreira de Meneses
Jayana Castelo Branco Cavalcante de Meneses
Sandra Maijane Soares de Belchior Pires
Samuel Ilo Fernandes de Amorim

ISBN: 978-65-5889-308-0
DOI: 10.46898/rfb.9786558893080

Presentation

Este livro trata-se de um trabalho monográfico que teve como objeto a qualidade da formação dos egressos do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas do Ceará – UniFIC, sob a justificativa de que se faz necessário à instituição não somente contribuir com o desenvolvimento de competências e habilidades, mas também imbuir-se num diálogo positivo com a sociedade, como plataforma de ascensão dos sujeitos que forma.
De forma geral, objetivamos compreender questões relacionadas à empregabilidade, possibilidades de atuação dos egressos de Pedagogia, focando em experiências associadas à vida acadêmica e ao processo de inserção no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos.
Enfatizamos as seguintes questões: Quais os caminhos mais recorrentes para a transição do estudo para o trabalho? Como é caracterizada a atuação do pedagogo em termos de demanda, salários, permanência na atividade, relação da atividade com a formação? Que competências e habilidades são exigidas e de que forma o curso preparou para isso? Até que ponto a Instituição e o curso contribuíram para o ingresso e sucesso na profissão?
Para isso, fizemos um estudo bibliográfico, fundamentado em Libâneo (2006), Saviani (2008), Sousa e Rolim (2019), Pimenta, Silva e Severo (2020) e outros autores, o qual está disposto como o primeiro capítulo desta obra.
Sequencialmente, foi realizado um levantamento, que se propôs a interrogar via questionário, pelo Google Forms, alunos egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UniFIC, na cidade de Iguatu, região Centro-Sul do interior cearense, disposto no capítulo dois desta obra.
A partir dos resultados obtidos, afirmamos que o curso contribuiu para a área de atuação da maior parte dos participantes, que o avaliaram de forma positiva, visto terem tido o retorno esperado com sua conclusão.

Publication date:

4 de julho de 2022 19:18:17

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page