top of page

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA: PERSPECTIVAS PARA REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Tiago Silvio Dedoné
(Organizador)

ISBN: 978-65-5889-309-7
DOI: 10.46898/rfb.9786558893097

Presentation

Pensar a contemporaneidade requer uma percepção de mundo ampliada. Esta obra reúne artigos que possam pavimentar caminhos reflexivos para os vários aspectos de questões que acoplam-se aos problemas do cotidiano. A sociedade do conhecimento e suas intersecções com os diversos organismos institucionais – sejam eles educacionais, da segurança pública, entre outras agências de socialização -, estão sendo desafiados da história do tempo presente a rever suas representações sociais e a redirecionar óticas sobre o pensamento humano. Neste sentido, entender estas dimensões biopsicossociais é um caminho relevante e urgente.
Ao tratar sobre as experiências, identidades, memória, na formação docente, o primeiro artigo desta coletânea já vem ao encontro da proposta geral desta obra se dispõe a pensar: representação social. Sob o aporte de autores que tratam do universo da experiência, a formação dos professores é impactada pelo seu memorial de vida. É inevitável esta inserção de sentidos e historicidades. E quais os aspectos norteadores e a importância das experiências nesta trajetória?
O capítulo II vem busca unir dois universos que se entrecruzam: o da educação e da segurança pública, num ação estratégica denominada Patrulha Escolar, que também perpassa pela análise da representação social destes atores e forças da segurança em defesa das escolas (e dos atores que ali permeiam). De que forma a presença da Patrulha Escolar auxilia em uma educação não formal ou informal? . Aliás, este campo do papel do policial na sociedade também é objeto do capítulo III, que trata de investigar como estes atores, numa relação laboral direta com o trânsito são inseridos e vistos em uma comunidade. O Capítulo IV traça uma reflexão sobre o papel da História Pública, uma das áreas das ciências humanas mais comentadas nos últimos tempos, já que relaciona-se com a forma com que o fluxo da produção história perpassa pelos organismos institucionais /governamentais. Por fim, o V capítulo vem tecer uma reflexão sobre sanções disciplinares no universo laboral da segurança pública. A obra prospecta-se contribuir com as questões e com as reflexões pertinentes na sociedade contemporânea.
Tiago Silvio Dedoné – Bacharel em Comunicação Social - Jornalista, Licenciatura em Pedagogia, Professor Universitário e na Educação Básica, Mestre em Formação de Gestores Educacionais (UNICID), Doutorando em Educação (PUC-PR), Doutorando em História (UPF-RS).

Publication date:

6 de julho de 2022 12:39:32

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page