top of page

CUIDADO CLÍNICO DE ENFERMAGEM À MULHER NA CONTEMPORANEIDADE

José Gerfeson Alves
Emanuelly Vieira Pereira
Ana Virgínia de Melo Fialho
Leilane Barbosa de Sousa
(Organizadores)

ISBN: 978-65-5889-404-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558894049

Presentation

O cuidado de enfermagem à saúde da mulher vem se adequando, ao longo dos anos, às diferentes demandas e contextos sócio-sanitários. Inicialmente restrito ao conceito de reprodução e maternidade, foi abraçando perspectivas defendidas pelos movimentos feministas, como a saúde para além do ciclo gravídico-puerperal, e incorpora hoje temáticas diversas que abordam, inclusive, a saúde de mulheres que não se encontram neste ciclo ou que simplesmente não desejam a reprodução.
Durante muitos anos a função da mulher na sociedade foi relacionada à reprodução e aos cuidados domésticos. Na década de 50, a maternidade e criação dos filhos era a principal função social e econômica da mulher. Nesse contexto, o cuidado de enfermagem limitava-se ao cuidado da mãe e do bebê, com impactos pouco expressivos sobre outros indicadores de saúde da mulher.
Este livro apresenta, em 10 capítulos, resultados de pesquisas e experiências que retratam o cuidado clínico de enfermagem no cenário atual, contemplando, além de temáticas historicamente relevantes, como assistência à saúde no ciclo gravídico-puerperal, temáticas inovadoras em saúde da mulher que incluem violência obstétrica, saúde da mulher em tempos de pandemia, uso de terapias integrativas e complementares em saúde, cuidado de populações vulneráveis e estresse ocupacional.

Publication date:

17 de novembro de 2022 18:20:34

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page