top of page

ASTRONOMIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Adriana Oliveira Bernardes

ISBN: 978-65-5889-246-5
DOI: 10.46898/rfb.9786558892465

Presentation

Entre 2016 e 2019, orientei vários projetos que foram desenvolvidos no âmbito do estágio supervisionado não obrigatório no Colégio Estadual Canadá, em Nova Friburgo, onde recebi alunos do curso de Biologia, Geografia e Química do Polo Cederj da mesma cidade. Alguns projetos são relatados neste livro em formato de artigos, os quais podem ser divididos entre os que abordam trabalhos de Astronomia e os que abordam a inserção da Astrobiologia no Ensino Médio.
O trabalho foi realizado no âmbito da educação não formal, alinhado às atividades desenvolvidas pelo Grupo de Astronomia do Colégio Estadual Canadá (GACEC), fundado em 2015 e coordenado por mim desde então.
No capítulo 1 desta obra, o artigo apresenta uma discussão sobre a inserção da Astrobiologia em turmas de Educação de Jovens e Adultos, levando conhecimento desta área para alunos que cursavam a EJA no turno da noite em colégio público da rede estadual do Rio de Janeiro.
O artigo que compõe o capítulo 2 trata de uma exposição que abordou o tema “Astrobiologia” e que foi desenvolvida na turma da manhã com alunos do Ensino Médio.
Em seguida, no capítulo 3, o artigo expõe o trabalho no qual foram elaboradas histórias em quadrinhos para inserir Astrobiologia no Ensino Remoto.
No capítulo 4, o artigo descreve o trabalho no qual utilizamos a mitologia para discutir o conhecimento a respeito dos planetas, motivando os alunos ao estudo da Astronomia.
Logo em seguida, no capítulo 5, é apresentada uma discussão sobre a utilização de vídeos didáticos para trabalhar o tema “Furações”.
O artigo que faz parte do capítulo 6 apresenta trabalho interdisciplinar no qual discutimos elementos químicos da tabela periódica partir de sua origem cósmica.
Depois, o capítulo 7 discute sobre a utilização da música para o ensino de Astronomia na educação infantil.
Por último, no capítulo 8, o artigo apresenta uma sequência didática para discutir a teoria geocêntrica com abordagem histórico-filosófica no Ensino Remoto.
Adriana Oliveira Bernardes
Janeiro de 2022

Publication date:

4 de fevereiro de 2022 21:39:56

Gostou? Comente!
Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Add a rating
Comparte lo que piensasSé el primero en escribir un comentario.
bottom of page