top of page

“EDUCAÇÃO NA PANDEMIA – COVID19: RELATOS DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO”

Angel Pena Galvão
Arlon Francisco Carvalho Martins
Francisco Robson Alves da Silva

ISBN: 978-65-5889-131-4
DOI: 10.46898/rfb.9786558891314

Presentation

A Pandemia do COVID-19 alterou bruscamente o funcionamento da escola e dos sistemas educacionais com impactos previsíveis nas oportunidades de aprendizagens. As autoridades da área de educação suspenderam o funcionamento regular das instituições de ensino, pondo em prática, em seu lugar, diversos arranjos alternativos para a continuidade da educação como o ensino remoto. O objetivo do livro “Educação na Pandemia – COVID19: Relatos de Experiência no contexto amazônico” é relatar vivências dos educadores no contexto amazônico, que em muitos lugares possuem problemas de infraestrutura de Internet e barreiras de contextos sociais.
Tais relatos estão divididos em 7 capítulos, em que o Primeiro Capítulo consiste em um relato de experiência com os alunos de uma turma do curso Técnico em Florestas do IFPA Campus Óbidos, trazendo a avaliação da percepção dos estudantes quanto ao uso de metodologias ativas e seu nível de aprendizado no contexto não presencial em função da pandemia. No Segundo Capítulo, são analisadas as implicações da pandemia para a educação no IFPA/Campus Óbidos, em especial sobre o desenvolvimento das atividades escolares a distância; os desafios de alunos e professores em se adaptar à nova realidade educacional, focando na preocupação com a formação continuada dos docentes, nas implicações à saúde do professor nessa nova forma de educar e nas dificuldades encontradas por docentes e discentes na forma de estudo on-line e as ferramentas metodológicas utilizadas nesta nova forma de ensino.
No Terceiro Capítulo, é abordado o auxílio aos profissionais de educação no aperfeiçoamento de suas práticas, em especial quanto ao desenvolvimento de aulas integradas. A metodologia utilizada procura fornecer a docentes e discentes um norte para melhor aproveitamento e aquisição de conhecimento. O trabalho compreende um estudo de caso, contemplando Arquiteturas Pedagógicas difundidas na Robótica Educativa em meio ao ensino remoto. Já no Quarto Capítulo, é compartilhada a experiência educativa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPA/Óbidos, região do Baixo Amazonas-Pará, no contexto da pandemia do covid-19. Mesmo com a suspensão do ensino presencial em razão da pandemia, o NEABI continuou promovendo reflexões sobre as relações étnico-raciais no Baixo Amazonas-Pará, contribuindo para o combate ao racismo, discriminação, preconceito e violência de gênero, que atingem distintos grupos sociais e étnico-raciais no Brasil.
O Quinto Capítulo apresenta um relato de experiência em que analisa o uso de três diferentes plataformas e um aplicativo durante as aulas remotas de Biologia em uma unidade do Instituto Federal de Educação do Estado do Pará, situada na cidade de Óbidos, na região Oeste. No Sexto Capítulo, há um breve relato sobre desafios enfrentados por docente e seus alunos, como os relacionados às particularidades do ensino da Matemática e à falta de recursos tecnológicos durante a pandemia. O Sétimo Capítulo enfatiza a utilização dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) em época de pandemia no livro “Explorando Objetos Virtuais de Aprendizagem na área de Química, Física e Matemática com docentes do ensino médio”, do professor Luís Paulo Leopoldo Mercado (2008), especificamente na área de matemática.
Com isto, a obra propõe, em sua composição de capítulos, discussões sobre os relatos de experiências de práticas educacionais durante a pandemia, convidando autores e leitores a refletirem sobre suas ações educacionais na busca pela construção de outras estratégias de ensino-aprendizagem em diversos contextos sociais. Ao mesmo tempo, esta obra é um convite para que os variados sujeitos, partícipes desse processo, venham a se apropriar de maneira significativa de um conhecimento mais bem elaborado com uso de muitas metodologias e tecnologias para educação.

Organizadores
Prof. Me. Angel Pena Galvão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Óbidos
Prof. Dr. Arlon Francisco Carvalho Martins
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Óbidos
Prof. Me. Francisco Robson Alves da Silva
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) – Campus Óbidos

Publication date:

22 de agosto de 2021 23:07:53

Gostou? Comente!
Įvertinta 0 iš 5 žvaigždučių.
Kol kas nėra įvertinimų

Add a rating
Pasidalykite mintimisPakomentuokite pirmi.
bottom of page