top of page

A ARTE POVERA E A RUPTURA DO SUPORTE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Glenda Maíra Silva Melo

ISBN: 978-65-5889-082-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558890829

Presentation

O livro “A arte povera e a ruptura do suporte no ensino de artes visuais” é de uma obra, sem fins comerciais, elaborada com o intuito de auxiliar professores de artes a explorar o potencial expressivo dos materiais de baixo custo e fácil acesso que encontram no dia a dia.
Infelizmente, no Brasil, existem escolas que não possuem verba suficiente para a compra de materiais específicos para aulas de artes; o que faz com que muitos professores retirem do próprio salário o valor necessário para adquirir os materiais que necessitam para realizar uma proposta de ensino de qualidade. Essa vivência foi o que motivou a busca por materiais de baixo custo e alternativas metodológicas que me permitisse superar a escassez de recursos e aproximar a Arte da realidade social e cultural em que meus alunos estavam inseridos.
O resultado foi a elaboração de uma metodologia de ruptura do suporte artístico inspirada no uso incomum que os artistas da arte de povera - Giovanni Anselmo, Jannis Kounellis, Luciano Fabro, Mario Merz, Michelangelo Pistoletto e Pietro Gilard - fizeram dos suportes materiais em suas obras. Esses artistas seguiram na contramão da arte pictórica tradicional, apropriando-se de tudo que fosse relacionado à realidade como forma de eliminar o prestígio e a grande admiração que, durante séculos, causaram o distanciamento entre os objetos de arte e o contexto humano que lhes deu origem.
Todo o percurso metodológico adotado visou demostrar que ao romper com os modos tradicionais de produção artística é possível ao aluno interpretar, relacionar e compreender o suporte como matéria de construção poética na materialidade da obra de arte e, com isso, construir um olhar estético que se estenda para além do universo escolar e da cultura erudita.
Esta jornada, no entanto, não estaria completa se todo o conhecimento adquirido durante os longos anos de pesquisa não pudesse ser utilizado para motivar outros professores a encontrar caminhos para que a falta de recursos não se transforme em motivo de impedimento para a concretização das atividades artísticas em sala de aula. Por isso, desejo a todos uma jornada prazerosa de leitura.
A autora.

Publication date:

2 de junho de 2021 22:50:34

Gostou? Comente!
Betygsatt till 0 av 5 stjärnor.
Inga omdömen ännu

Add a rating
Dela dina tankarVar först med att kommentera.
bottom of page