top of page

REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE NEONATAL E INFANTO JUVENIL: COLEÇÕES DE ENFERMAGEM

Camila Maria Pinheiro de Mello e Silva

ISBN: 978-65-5889-115-4
DOI: 10.46898/rfbe.9786558891154

Presentation

Viver a fase adulta com plenitude perpassa cuidados especiais nas fases neonatal e infanto juvenil, a presente coleção tem como objetivo abordar três aspectos importantes que podem trazer consequências para a toda a vida do indivíduo: prevenção do HIV/AIDS na adolescência, a gravidez na adolescência e sepse neonatal.
O capítulo 01, visa abordar a temática da prevenção do HIV/AIDS na adolescência, onde devemos trabalhar essa conscientização? Quem deve ser responsável por essa conscientização? A escola? Os pais? Este capítulo pretenda trazer informações pertinentes a essa temática, abordando a questão da escola e participação dos pais nos ensinamentos dos adolescentes.
No capítulo 02, abordamos a questão da maternidade precoce e suas consequências, o que as adolescentes que se tornam gestantes nessa fase passam? O que pode ser feito para evitar uma gravidez sem planejamento em um período em que os adolescentes deveriam estar estudando para adquirir um futuro profissional bem estabelecido. Esse tema é atual, e apesar de dados informarem que teve uma redução ao longo dos anos, ainda vemos muitos casos de adolescentes que engravidam.
E o capítulo 03, aborda a questão da sepse neonatal, o sepse é uma doença com muitas consequências, tempo prolongado de internação, maiores gastos com insumos, uso de antibióticos por maior tempo, bem como uma maior probabilidade de resistência a esses medicamentos e que pode muitas vezes levar o paciente ao óbito, mas e na fase neonatal? Será que os neonatos também com esse tipo de evento adverso? O que pode ser feito para evitar ou para reduzir nas Unidade de Terapia Intensiva.
E no capítulo 04, abordaremos a questão das parasitoses intestinais que pode afligir crianças e adolescentes e pior os quadros de desnutrição e diarreia, bem como provocar incômodos nessa faixa etária, piorando a qualidade dos mesmos.

Camila Maria Pinheiro de Mello e Silva

Publication date:

20 de outubro de 2021 21:48:03

Gostou? Comente!
Оценка: 0 из 5 звезд.
Еще нет оценок

Add a rating
Поделитесь своим мнениемДобавьте первый комментарий.
bottom of page