top of page

CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO AO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos

ISBN: 978-65-5889-031-7
DOI: 10.46898/rfb.9786558890317

Presentation

Estimados (as) Professores (as),
Este Caderno de Apoio ao Professor do Atendimento Educacional Especializado: orientações pedagógicas para o aluno com Deficiência Intelectual compreende uma etapa importante da pesquisa dissertativa aplicada ao Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Maranhão intitulada “Formação Continuada do Professor do Atendimento Educacional Especializado: (Re) Significação no trabalho com o aluno com Deficiência Intelectual”. Idealizamos a sua construção no sentido de indicar caminhos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com Deficiência Intelectual. Apresentamos nas páginas seguintes, reflexões, propostas de leitura, estratégias, curiosidades e atividades práticas para a ampliação dos conhecimentos e, que a depender da vossa necessidade e notadamente do aluno podem e devem ser adaptadas. Está dividido em quatro seções especiais devidamente delimitadas a saber: Reflexões Iniciais, Apoio Pedagógico, Com a “Mão na Massa”! e Quero Mais!. As ações pedagógicas propostas aos docentes têm como finalidade lhes auxiliar na construção de um planejamento didático-pedagógico para o aluno com Deficiência Intelectual. Em todo o texto do material dispomos do item “Para Saber Mais”, que compreende explicações extras sobre um determinado assunto ou curiosidade abordados no conteúdo do texto. Assim sendo, o objetivo deste Caderno não é erradicar as adversidades formativas que permeiam a prática pedagógica de muitos docentes do AEE na rede municipal de educação de São Luís, Maranhão, e que devem ser as mesmas sentidas por esses profissionais em outras realidades fora do nosso município e estado, mas sim constituir um passo para significar ações que culminem em aprendizagens significativas para o aluno com Deficiência Intelectual. Logo, primaremos por ajudar o docente a conhecer e estruturar ações pedagógicas para o seu aluno, favorecendo o entendimento sobre o contexto, no qual a perspectiva inclusiva tem como principal atribuição a garantia da permanência e a participação dos alunos público-alvo da Educação Especial na educação escolar.
“Costumo dizer que durante a nossa formação inicial na docência não escolhemos ser professores da Educação Especial por acaso, mas por ela somos os escolhidos. Somente os escolhidos entendem que existe uma missão que ultrapassa apenas a necessidade de educar um público especial. Essa missão é proporcionar esperança para sua devida inclusão e respeito na sociedade”.
Professora Luciana Santos
Saudações inclusivas e estimas de um ótimo proveito com este material!

Publication date:

3 de fevereiro de 2021 11:52:48

Gostou? Comente!
Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Add a rating
Chia sẻ suy nghĩ của bạnHãy là người đầu tiên viết bình luận.
bottom of page