top of page

ENSAIO SOBRE A AÇÃO DOS OBJETOS : DE BRUNO LATOUR A NIKLAS LUHMANN

Daniel Abath

ISBN: 978-65-5889-208-3
DOI: 10.46898/rfb.9786558892083

Presentation

A presente obra visa relacionar, discutir e apresentar de forma sintética as teorias sociológicas do Ator-rede de Bruno Latour e dos sistemas de Niklas Luhmann, preocupada, fundamentalmente, com o debate acerca das ações dos objetos técnicos.

Os autores discutidos, aparentemente distintos e distantes em suas perspectivas teóricas, assumem aqui um lugar de aproximação epistêmica no intuito de evidenciarmos a compreensão sociológica acerca dos principais pressupostos que regem e determinam o raio de atuação daqueles objetos. Este trabalho, de cunho teórico, consiste em um excerto de minha tese de doutorado em Sociologia, um capítulo que achou por bem enfrentar o debate da participação dos objetos técnicos enquanto atores legítimos dentro do tecido social.

Além disso, este livro se propõe a destacar, e até mesmo tornar mais palatável (espera-se), a teoria do alemão Luhmann. Caracterizada por uma relativa complexidade conceitual, a contribuição luhmanniana, largamente utilizada na área de Direito, mas pouco valorizada pela área de Comunicação (à qual o alemão tanto se empenhou em seu trabalho) e até mesmo pela Sociologia, mostra-se, à medida em que o leitor se compromete a engajar-se em seus pressupostos, como um horizonte teórico bem construído, a exemplo do que ocorre com outras empreitadas de teorias gerais, como a bourdieusiana.

Este Ensaio sobre a ação dos objetos é guiado pela ótica do construtivismo sociológico, aproximando o entendimento social dos objetos comunicacionais. Vez ou outra, o leitor irá se deparar com menções sobre jogos eletrônicos, objeto de estudo desse autor ao longo de sua vida acadêmica. Um próximo volume em torno a essa discussão deve apresentar resultados empíricos do que ora trabalhamos em forma teórica.

Desejo a tod@s, uma boa leitura.

O autor.

Publication date:

17 de outubro de 2021 00:35:18

Gostou? Comente!
Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Add a rating
Deine Meinung teilenJetzt den ersten Kommentar verfassen.
bottom of page