top of page

UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONAL

Maria Adriana Farias Rodrigues
Rebeca Noemi de Oliveira Bezerra
Maria Alice Costa da Silva

ISBN: 978-65-991753-1-2
DOI: 10.46898/rfb.9786599175312

Presentation

Caro leitor!
Este livro reúne um conjunto de artigos científicos que discutem temas socioambientais e educacionais, estão alinhados de maneira harmônica no debate em torno da degradação ambiental, Sustentabilidade, discussões sobre os efeitos da pandemia no meio ambiente e sobre maneiras de promoção de Educação Ambiental. A intensão desse copilado de trabalhos acadêmicos é trazer a reflexão para os leitores sobre a necessidade do convívio consciente com o meio ambiente.
Adentrando na temática educacional, esse livro traz estudos que ajudarão futuros professores, professores e aspirantes da educação a enveredar por discussões em torno da didática imbricada com o meio ambiente. O primeiro artigo situa-se na abordagem da “Transdiscplinaridade e Interdisciplinaridade: Educação Ambiental e a Transposição do Rio são Francisco discutido no ambiente Escolar Municipal”, onde é realizado um debate sobre a problemática da Transposição do Rio São Francisco e os impactos socioambientais da obra no ambiente Escolar Municipal, com um levantamento prévio sobre noções de Educação Ambiental e conhecimento sobre a obra de integração das Bacias do São Francisco.
O segundo artigo traz uma revisão bibliográfica sobre “Educação Ambiental no estado da Paraíba como ponte para Sustentabilidade Ecológica no bioma Caatinga”, expondo os transtornos ambientais sofridos pela Caatinga e trazendo à tona a Educação Ambiental como uma possível solução para sanar os impactos ambientais negativos da região por meio de uma reeducação ecológica das pessoas com metodologias reflexivas e participativas.
No terceiro artigo é discutida a influência da Pandemia no meio ambiente, demonstrando aspectos climáticos, políticos e questionamentos sobre esse período ter propiciado uma melhoria nas condições naturais e um convívio mais harmônico entre seres humanos e natureza.
Os demais artigos situados na “Parte II” trazem uma discussão sobre sistemas educacionais, o papel da Educação e sua relação indissociável com o meio ambiente. O primeiro situa-se em uma análise comparativa entre o sistema educacional Finlandês e o brasileiro. O segundo abrange a discussão sobre meio ambiente- projeto social – âmbito escolar. Diante dessa breve apresentação, convidamos todos(as) a participarem dessa imersão pelo mundo Socioambiental.

Publication date:

18 de janeiro de 2021 20:38:55

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Add a rating
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page