top of page

PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - VOLUME 3

Grasiely Faccin Borges

ISBN: 978-65-5889-010-2
DOI: 10.46898/rfb.9786558890102

Presentation

A pesquisa científica na área da saúde além de ser componente indispensável para o desenvolvimento dos povos e nações, tem o desafio de atender a necessidade de produção de novos conhecimentos, respeitando e compreendendo os contextos locais, condições sociais e prioridades em saúde. No Brasil é preciso superar obstáculos para incorporar os conhecimentos no cotidiano do cuidado em saúde. Estratégias para divulgação das pesquisas produzidas contribuem para diminuir o hiato entre pesquisadores e os indivíduos que precisam de sua implementação. Dessa forma, o livro PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, volume 3, tem como objetivo reunir contribuições e divulgar a produção científica por meio de uma coletânea de sete capítulos.
A obra inicia-se com um capítulo de tema atual, O USO DAS PRINCIPAIS DROGAS NO TRATAMENTO DO SARS-COV-2: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Tal estudo discute sobre as principais drogas utilizadas no tratamento da COVID-19, analisando seus efeitos sobre os sintomas da doença e os possíveis resultados em seu uso.
Em seguida, o segundo capítulo, VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA EM INDIVÍDUOS PÓS TUBERCULOSE PULMONAR NO INTERIOR DO AMAZONAS, que aborda a temática da saúde cardiovascular pós tuberculose em homens. Avalia a variabilidade da frequência cardíaca, que muitas vezes pode ser afetada pela condição clínica pregressa desses indivíduos.
O terceiro capítulo, ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO GENÓTIPO SOBRE O FENÓTIPO EM UM PACIENTE APRESENTANDO DELEÇÃO DA BANDA 10Q21.1, trata-se de um caso clínico, sobre uma microdeleção que é rara no mundo. A deleção localizada em 10q, que é o objeto principal de análise neste estudo, que verifica os genes localizados na região deletada e a sua influência no fenótipo do paciente, uma criança do Hospital das Clinicas em Goiânia-Goiás-Brasil.
O quarto capítulo, intitulado LIPOSSOMAS REVESTIDOS COM QUITOSANA: UMA ESTRATÉGIA PROMISSORA PARA A LIBERAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS, partiu da preocupação sobre a problemática das infecções causadas por bactérias, que são uma realidade na rotina hospitalar. Por meio de uma uma revisão de literatura, verificou que estudos que visam à aplicação de Sistema de Liberação Controlado de Fármacos, como os lipossomas para o combate dessas bactérias têm sido cada vez mais observados na literatura científica. Assim, o estudo teve como foco a atividade de composto e moléculas com potencial antibacteriano, encapsuladas em lipossomas e revestidos por quitosana, para que dessa forma promova resultados promissores quanto à eficácia antibacteriana.
Por meio de uma revisão integrativa da literatura, o quinto capítulo, FISIOTERAPIA MOTORA EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA, buscou compreender a produção científica, acerca atuação da fisioterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. No capítulo são incluídas as modalidades terapêuticas que proporcionaram benefícios na cognição, esquema corporal, equilíbrio, coordenação motora grossa e fina e consequentemente na qualidade de vida.
Segundo os autores do sexto capítulo, CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DO PERFIL DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE BIOFILME DE ISOLADOS CLÍNICOS DE PACIENTES HOSPITALIZADOS, a disseminação de bactérias resistentes e produtoras de biofilme são consideradas um problema mundial de saúde pública. O estudo tem sua contribuição para que haja um controle da disseminação de infecções em ambientes hospitalares. Dessa forma, buscaram identificar o perfil de resistência e produção de biofilme de isolados clínicos bacterianos.
O último capítulo, ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PRIMEIRA CONSULTA DE PRÉ-NATAL A GESTANTE DE BAIXO RISCO: UM RELATO DE EXPERIENCIA, relata a vivência de estudantes de enfermagem na consulta de pré-natal em gestantes de baixo risco, em uma Unidade Básica de Saúde. O estudo contribui para a valorização dos conhecimentos e atitudes adquiridos na graduação e também para a valorização do profissional de enfermagem na Atenção Básica.
Espera-se que o livro possa servir de base para a pesquisa e estudo acadêmico e também para futuras pesquisas sobre as temáticas abordadas.

Publication date:

19 de janeiro de 2021 01:10:48

Gostou? Comente!
Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Add a rating
Partagez vos idéesSoyez le premier à rédiger un commentaire.
bottom of page