top of page

PROTAGONISMO DISCENTE NA GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM SAÚDE: TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Sivaldo Oliveira da Silva Júnior
Karem de Carvalho Baia
Jamille da Costa Salvador
Keury dos Reis Valente

ISBN: 978-65-5889-053-9
DOI: 10.46898/rfb.9786558890539

Presentation

A obra “Protagonismo Discente na Geração de Conhecimentos em Saúde: Trilhas de Aprendizagem” faz parte do volume 2 do livro: Indicadores e Informações do Processo Saúde Doença. Trata-se de um trabalho dedicado ao valor dos estudos científicos e sua influência na resolução das diversas problemáticas relacionadas à saúde, essa edição tem como foco o protagonismo dos discentes em enfermagem durante sua trilha de aprendizagem em saúde no século XXI.
A educação científica vem passando por modificações ao longo dos anos e na cultura atual “a ciência ocupa um lugar privilegiado” e cada vez mais as inovações tecnológicas, ligadas a ela, estão presentes na vida das pessoas.
As instituições de ensino, de modo geral, enfrentam problemas no que se refere a maior aproximação com os serviços de saúde de forma mais ampla e articulada, persistindo uma distância entre o que se ensina na Universidade e o que demandam as políticas públicas do setor público.
O protagonismo da enfermagem por meio dos discentes possibilita o desenvolvimento da autonomia acadêmico/profissional no âmbito da saúde, na qual favorece no progresso dos atuais e futuros enfermeiros, além de promover a formação de uma classe de sujeitos críticos e inovadores. Ademais, entende-se que o ensino, a pesquisa e a extensão deve fazer parte do cotidiano dos enfermeiros e discentes gerando bons frutos para a formação profissional dos acadêmicos, favorecendo o ensino-aprendizagem entre as partes envolvidas, além de fomentar a produção cientifica.
É valido ressaltar que desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) (Lei nº 8.080 / 1990), ele está ordenado em cima desse tripé quanto a formação profissional, visto que, em 2003 houve a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), na qual tem como objetivo promover a integração e o avanço entre os setores da saúde e educação.
Em virtude disso, os artigos reunidos nesta coletânea (volume 2) contém 09 capítulos que representam ações de saúde, desafios e dificuldades dos recém-graduando, tendo como foco, a Enfermagem. Relatos de experiência e revisões bibliográficas da literatura, fundamentadas nos resultados práticos obtidos pelos diversos autores, e vivenciados pelos discentes integrantes da Liga Acadêmica de Saúde Púbica (LASP).
Portanto, espera-se que esta obra literária possa contribuir com a construção de novos conhecimentos acerca dos problemas apresentados, subsidiando uma reflexão sobre o processo de formação acadêmica/profissional e a consolidação do SUS.

Publication date:

19 de janeiro de 2021 13:33:39

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page