top of page

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AS CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA ESCOLA

Cleber Monteiro Cruz
Daniele da Silva Costa
Kélli Cristina de Jesus Ferreira Costa

ISBN: 978-65-5889-201-4
DOI: 10.46898/rfb.9786558892014

Presentation

Vivências e experiências, ações que fazem parte da caminhada de todo ser humano. Ao longo de cada jornada acadêmica oportuniza-se aos acadêmicos o contato com realidades que subsidiarão sua formação docente na proposição de atividades que contemplem as necessidades dos estudantes a quem se fará a mediação no processo de ensino. Conhecer situações reais de aprendizagem, permitindo-se refletir a respeito dessa experiência nas turmas do Ensino Fundamental II e Médio da rede estadual no município de Abaetetuba, mais especificamente nas turmas Escola Irmã Stella Maria é a proposta que se pauta nesta produção.
Alunos do Curso de Biologia do Campus IFPA-Abaetetuba foram motivados não somente observar as atividades docentes, mas a contribuir com a proposição de atividades diferenciadas para a atuação desse sujeito, que é o professor de Ciência Biológicas, presente no espaço de escola pública. Não se trata de apresentar receitas prontas, destacar erros ou somente de falar da experiência, pretende-se acima de tudo partilhar saberes.
Nessa produção acadêmica propôs-se, através da escrita de 04 artigos que compõe este e-book, o compartilhamento da experiência vivenciada. Enfatiza-se que a elaboração científica se pauta no que foi aprendido por todos sendo permitido a cada sujeito a oportunidade de tirar suas próprias conclusões a respeito do que for exposto, essa é uma construção que convida cada um a também fazer suas próprias análises, acreditando-se que as experiências devem ser multiplicadas de acordo com o que se permite viver.
Esta obra é composta por quatro artigos elaborados por docentes e discentes, com o intuito de fomentar reflexões relevantes a respeito das temáticas propostas. O primeiro artigo é intitulado “A ludicidade no ensino-aprendizagem: utilizando bingo como ferramenta para o estudo dos grupos vegetais”, cujo objetivo dos autores foi apresentar um jogo pedagógico como uma alternativa de mediação da aprendizagem. O segundo tema apresentado enfatiza “Reflexões acerca da importância de práticas educativas do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de ciências” propondo-se discutir a importância das aulas práticas no processo de ensino- aprendizagem. “O trabalho docente: a importância das aulas práticas no ensino de ciências” é o tema trazido pelo terceiro artigo, através dele, os autores propuseram ponderações a respeito da importância da organização do trabalho pedagógico para que seja obtenha êxito na aprendizagem dos discentes. O último artigo “O ensino de Biologia no Ensino Fundamental: as dificuldades no ensino-aprendizagem e importância das atividades práticas nas aulas de ciências” pretende despertar a atenção para a necessidade de que seja proporcionada uma aprendizagem dinâmica e significativa nessa etapa de ensino. Venha conosco partilhar essas experiências.
Os organizadores.

Publication date:

27 de outubro de 2021 16:30:04

Gostou? Comente!
Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie można załadować komentarzy
Wygląda na to, że wystąpił problem techniczny. Spróbuj ponownie połączyć lub odświeżyć stronę.
bottom of page