top of page

JOGOS DIDÁTICOS APLICADOS NO ENSINO GENÉTICA E BIOLOGIA CELULAR

Marilha Vieira de Brito
Junielson Soares da Silva
Gisele Holanda de Sá
Hernando Henrique Batista Leite

ISBN: 978-65-5889-085-0
DOI: 10.46898/rfb.9786558890850

Presentation

Prezados leitores, esta obra contempla um apanhado de pesquisas desenvolvidas por professores dos ensinos básico e superior, e alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas. Neste livro, são abordados temas como alternativas didáticas para o ensino de ciências e biologia, alternativas lúdicas, estudos de caso e ideias de aulas práticas. Esperamos que possam auxiliar os professores e futuros professores a desenvolverem a prática docente de uma forma mais didática, prática e eficiente, de modo a tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas.
O componente curricular de ciências, desenvolvida no ensino fundamental na educação básica, é bem aceita por parte dos alunos. Grande parte dessa receptividade deve-se a relação desta no cotidiano dos estudantes, o que desperta curiosidade e interesse no seu aprendizado. Devido a este aspecto, torna-se mais fácil por parte dos professores, trabalharem os conteúdos em sala de aula, possibilitando o uso de alternativas didáticas que auxiliem no ensino dos conteúdos.
A biologia, um dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza no ensino médio é uma das aéreas da ciência de maior destaque e, uma das mais promissoras atualmente. Ter conhecimento sobre a natureza da vida se tornou cada vez mais necessário para o desenvolvimento do ser humano, para manutenção de sua sobrevivência, exercício da cidadania e preservação da natureza. Na educação básica o estudante precisa dominar conhecimentos básicos dessa área para desenvolver competências e habilidades necessárias para viver em um mundo socioambientalmente equilibrado. Nesse sentido, o uso de metodologias e estratégias didáticas diversificadas são uma forte ferramenta auxiliadora na prática de ensino e aprendizagem na área de biologia.
O ensino de ciências e biologia tem sido alvo de discussões calorosas e de inúmeras pesquisas em razão da necessidade de tornar o ensino mais atrativo para o aluno, colocando-o em um papel ativo no seu processo de aprendizagem. Com isso, a utilização de novas estratégias didáticas no processo de ensino e aprendizado se tornam cada vez mais necessários para o ensino de ciências e biologia na educação básica. Nesta perspectiva, esta obra, constituída por seis capítulos, tem o objetivo de contribuir na formação e prática docente nas áreas de ciências e biologia.
Gisele Holanda de Sá
Junielson Soares da Silva
Hernando Henrique Batista Leite
Marilha Vieira de Brito

Publication date:

26 de maio de 2021 01:36:58

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page