top of page

ENSINO REMOTO EM DEBATE

Francisco Pessoa de Paiva Júnior

ISBN: 978-65-5889-060-7
DOI: 10.46898/rfb.9786558890607

Presentation

Esta obra é resultado de uma produção coletiva e traz um debate contemporâneo emergente a respeito do Ensino Remoto, que foi a modalidade de ensino adotada como alternativa em razão da suspensão das aulas presenciais por conta da necessidade de distanciamento social em razão dos elevados riscos de contaminação do novo Coronavírus, responsável pela Covid-19.
Dessa forma, nele buscamos discutir o Ensino Remoto a partir de diversificadas perspectivas, a partir de reflexões de professores pesquisadores que estão vivenciando essa realidade e com isso fortalecer o debate a cerca do Ensino Remoto, sobretudo em relação à sua diferenciação em relação ao Ensino a Distância (EAD) e apontando as suas possibilidades e limitações sob diferentes perspectivas.
Os fios do debate aqui apresentado foram tecidos em 9 capítulos, no primeiro deles, intitulado As pesquisas recentes sobre o ensino remoto, apresentamos um mapeamento e sistematização das publicações recentes que tratam sobre o Ensino Remoto. Para tanto, utilizamos uma metodologia de caráter bibliográfico do tipo estado da arte sobre o Ensino Remoto, a fim de apresentarmos o que tem sido pesquisado e disseminado sobre este tema em 53 (cinquenta e três) artigos científicos publicados em revistas nacionais em 2020. Como principais resultados apontamos algumas reflexões e a indicação de algumas lacunas que acreditamos serem passíveis de investigações mais aprofundadas.
Em Perspectivas para o retorno das aulas presenciais, segundo capítulo, os autores apresentam reflexões quanto as perspectivas para o retorno das aulas presenciais no IFMA Campus Santa Inês, onde o ensino remoto foi implementado e para isto, apresentamos as observações de professores pesquisadores que vivenciam este processo.
Em Normas aplicáveis ao ensino remoto: uma análise das portarias nº 343 e 345 do Ministério da Educação à luz do direito brasileiro, terceiro capítulo, a autora busca diferenciar Ensino Emergencial Remoto – ERE do Ensino a distância – EAD. Dessa forma, a fim de evitar a confusão conceitual e de aplicação normativa a autora procedeu uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto e fez uma análise dos pontos mais relevantes das normas que regulamentam o ERE e que são aplicadas às instituições federais de ensino.
Em O ensino remoto e educação a distância: teorias e práticas pedagógicas durante a pandêmica da Covid-19, quarto capítulo, os autores tratam sobre a experiência de professores que lecionam na categoria do ensino remoto e na modalidade da educação a distância (EaD) durante a pandêmica da Covid-19, com o objetivo de discutir teorias e práticas pedagógicas do ensino remoto e da EaD. Os resultados da pesquisa desenvolvida revelam que há uma diferença simbólica, formativa e tecnológica entre docentes que lecionam remotamente e a distância, assim os autores puderam concluír que as melhores metodologias, tecnologias, recursos ou avaliação da aprendizagem são aquelas do domínio docente, e, as teorias e práticas pedagógicas indefectíveis são as que se adequam às necessidades das instituições e sociedade.
Em Desafios e experiências na educação profissional: caminhos possíveis para o ensino remoto no contexto pandêmico, quinto capítulo, os autores apontaram experiências, desafios e caminhos possíveis para o ensino remoto na Educação Profissional. Como resultados eles apontam algumas dificuldades na eficiência do ensino remoto no Ensino Básico Técnico e Profissional, como também as possibilidades de êxito na prática de ensino remoto, além também de evidências de que que o ensino remoto não alcança plenamente a formação pretendida, mas constitui-se em oportunidade de construir/estreitar laços afetivos, experimentar novas possibilidades de ensino, promover reflexões sobre o contexto socioeconômico e acerca das novas relações humanas e com o meio ambiente.
Em Por entre a realidade e as possibilidades narradas por professores em formação: em tela, o ensino remoto em tempos de pandemia, sexto capítulo o autor analisa elementos, em termos formativos, da realidade sobre o ensino remoto e as possibilidades de formação professores em tempos de pandemia, a partir da narrativa de 5 (cinco) professores, que apontaram para realidades (in)esperadas de histórias vividas, por meio de desafios e implicações na formação de professores, além de possibilidades (im)previstas com (trans)formações anunciadas frente ao ensino remoto para novos tempos.
Em O professor no ensino remoto e suas novas atribuições, sétimo capítulo, o autor realizou uma análise de forma a identificar os principais fatores que fizeram com que o professor incorporasse novas atribuições devido as mudanças sofridas no formato de ensino. Para isso, foi realizado um estudo comparativo do ensino remoto e do ensino a distância para que seja possível perceber as suas diferenças e assim refletir sobre estas novas atribuições do professor
Em O ensino remoto na perspectiva do aluno, oitavo capítulo, o ator busca investigar e debater sobre qual é concepção que os alunos têm sobre o Ensino Remoto. Como resultados apresenta a análise de uma pesquisa, via questionário eletrônico no formulário do Google com 64 alunos que cursam o Ensino Médio Técnico no IFMA Campus Santa Inês, que apontam para uma concepção de que o Ensino Remoto é emergencial e temporário e que este não pretende se igualar ao presencial, entretanto, a oferta do Ensino Remoto não repara(ou) as suas perdas educacionais causadas pela suspensão das aulas presenciais.
Em, ferramentas para o ensino remoto, nono e também último capítulo, os autores descrevem as principais TDICs utilizadas no ensino remoto atual e exibem suas características, utilizando o método de pesquisa descritivo.
Ressalto que é desejo de todos os autores desta obra, contribuir com a reflexão e o debate a cerca do Ensino Remoto, cientes de que aqui trazemos apenas alguns dos aspectos deste tema, dada a sua ineditude e complexidade. No entanto, destacamos que os aspectos aqui abordados são de grande relevância e também necessários na busca pela ampliação de conhecimentos e de formulações teóricas próprias a esse campo, capazes de embasar e sedimentar os caminhos dessa nova modalidade de docência, a fim de que esta tome os seus próprios rumos no campo educacional.

Publication date:

19 de janeiro de 2021 13:32:45

Gostou? Comente!
ได้รับ 0 เต็ม 5 ดาว
ไม่สามารถโหลดความคิดเห็น
ดูเหมือนจะมีปัญหาทางเทคนิคบางอย่าง ลองเชื่อมต่ออีกครั้งหรือรีเฟรชหน้าเพจ
bottom of page