UMA NOVA VISÃO DA TEORIA DA JUSTIÇA: A PERSPECTIVA DO OUTRO POR NUSSBAUM PELO FILTRO DA TEORIA DE GADAMER
Pesquisas em Temas de Ciências Sociais Aplicadas
Erika Neder dos Santos
Adriana Serrão
DOI: 10.46898/rfb.
4dfdfbe3-2a07-40c0-a85a-5489c001f03c
Sinopse
O presente ensaio visa analisar a visão de uma nova teoria da justiça através da abordagem de Martha Nussbaum pelo filtro da perspectiva do outro por Gadamer.
De início será mencionado a perspectiva das teorias das justiças liberais, capitaneadas por Rawls para fazer o contraponto com o novo alinhamento de justiça social de Nussbaum, através de sua teoria das capacidades, e em como a filósofa consegue incluir as diversidades no âmbito da sociedade de forma que se pretenda excluir qualquer forma de justiça sem que haja esse acolhimento do outro.
Na visão de Gadamer, é possível analisar a perspectiva do outro de forma que seja possível se entender sobre justiça com a interação dos indivíduos através da linguagem, além do reconhecimento de direitos por todos os indivíduos simplesmente pela presença de sua própria dignidade. E com isso, ressaltar a possibilidade do outro, além de ter determinados direitos, ter também a razão, de forma que a verdade seja um conceito relativo.
Dessa forma, sobre a perspectiva de justiça social e diversidade, para Nussbaum, aliado a uma necessidade de sociabilidade humana, para Gadamer, tem-se a conexão entre os autores.
Data de submissão:
20 de março de 2023 00:10:17
Data de atualização:
5 de abril de 2023 23:00:23